Produtor planta mandioca em quintal e ensina a fazer farinha de puba

A plantação de verduras há oito anos no quintal de uma casa no centro de Gurupi, no sul do estado, permite ao funcionário público Frederico Alves uma renda a mais todos os meses. Nessa época do ano é a mandioca que dá lucro.

Além de chamar atenção pelo tamanho, que pode checar a dois metros, as raízes possibilitam a produção de farinha de puba, ingrediente para fazer bolo de puba, mingau de puba e mané pelado [bolo de mandioca]. E quem ensina a fazer a farinha é Frederico Alves. (Veja o video da reportagem no link abaixo)

Primeiro é preciso descascar a mandioca e cortá-la em pedaços e colocá-los em recipientes cheios d’água, como baldes fundos para que as raízes fiquem submersas, facilitando o amolecimento. É recomendado que fiquem por três dias dentro da água.

Com as raízes amolecidas, é necessário pôr em um local para serem amassadas. Depois desse processo, o produto é peneirado e colocado dentro de bolsas de tecido [pode ser também em sacos plásticos] para secar no sol por dois dias.

Após escorrer, a puba deve ser espalhada em uma mesa para terminar a secagem, depois de algumas horas, ela está no ponto para ser usada na produção de bolos, mingau entre outros.

ever longines

Fonte: Globo.com | 28/07/2014