Diretores e associados da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) realizam nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 9 horas, mais uma reunião conjunta. O encontro será por videoconferência e será conduzido pelos presidentes Valter de Moura Carloto (ABAM) e Guido Bankhardt (SIMP).
O primeiro item da pauta da reunião é o projeto Colhedeira de Mandioca. O assunto será conduzido pelo professor Emerson Fey, da Unioeste, que coordena um Grupo de Trabalho (GT Colhedeira de Mandioca) constituído pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados, para desenvolver o projeto de uma máquina para realizar todo o processo da colheita da raiz: afofar a terra, arrancar, despinicar, transportar e armazenar a mandioca.
Outro tema será o Fundo para o Desenvolvimento da Mandioca (Fundeman) criado pelo Centro Tecnológico de Mandioca (CETEM), que vem arrecadando recursos de indústrias e produtores para realizar investimentos em pesquisas para o setor. O diretor da instituição, Claodemir Grolli, vai explicar como funciona o Fundeman, que deve servir de base para que a ABAM e outras instituições criem um mecanismo desta natureza também para financiar pesquisas de interesse do setor.
Durante a reunião, serão trocadas informações sobre o mercado e discutido outros assuntos de interesse da cadeia produtiva da mandioca.