O economista Fábio Isaías Felipe, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), vai apresentar, na próxima reunião da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), o levantamento da produção de fécula no ano passado. Com base em informações de 2020 e com os primeiros dados de 2021, ele deverá ainda fazer uma projeção de áreas plantadas, produtividade da raiz, preço e outros detalhes de mercado da raiz e do amido.
A próxima reunião da ABAM ainda será por videoconferência por conta da pandemia da Covid-19. O presidente Valter de Moura Carloto, já manifestou interesse em voltar a fazer as reuniões mensais dos associados e diretores da entidade presencialmente. Mas ainda depende da liberação das autoridades sanitárias.
O encontro será realizado na próxima sexta-feira, dia 30 e terá início às 9h30. Além da apresentação do economista, os industriais ainda debaterão o mercado atual da raiz e da fécula e outros assuntos de interesse da categoria. Será neste momento que a criação de um fundo para financiar as pesquisas do setor deve ser debatida novamente. O tema tem avançado desde janeiro deste ano.