“Esta é a primeira de outras que virão”, disse o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) ao confirmar a apresentação de uma emenda ao Orçamento Geral da União destinando R$ 400 mil para “fomentar pesquisas de novas cultivares de mandioca no Paraná, região de Paranavaí”, conforme ofício enviado pelo parlamentar ao presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, para onde deve seguir os recursos. A emenda foi apresentada no ano passado e está inserida no Orçamento de 2021. Ainda não há previsão de liberação dos recursos, mas, segundo Filipe Barros, “deve ser liberado em breve”.
O parlamentar participou da última reunião da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), que marcou os 30 anos da entidade, quando confirmou a apresentação da emenda. Mesmo com a agenda carregada, Filipe Barros aproveitou o momento que estava em trânsito e do seu carro participou da reunião por videoconferência, na última sexta-feira.
Na sua participação, o deputado, com domicílio eleitoral em Londrina, lembrou que seu pai nasceu e morou durante muitos anos em Paranavaí, cidade onde ainda tem familiares. “Eu também tenho compromissos com esta região e me sinto como seu representante. Por isso estou à disposição da região”. A região de Paranavaí é a maior produtora de mandioca do país para fins industriais. O Paraná é responsável por 70% de toda a fécula produzida no país.
Além de sua ligação com Paranavaí, o deputado Filipe Barros também lembrou que “o Brasil está sendo sustentado pelo agro”, o que justifica o apoio, a destinação de mais recursos para a pesquisa e o compromisso dele com a cadeia produtiva da mandioca.
DESTINO DOS RECURSOS – No ofício endereçado a Moretti, Filipe Barros pede que a Empresa acompanhe a abertura de prazos junto ao Ministério da Agricultura, a fim de obter os recursos indicados por ele através de emenda individual, com direcionamento para a unidade de Cruz das Almas (BA), onde fica a sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, “mas com aplicação em Londrina”, onde se localiza o campo avançado de mandioca, que atende a região Centro Sul do Brasil.
Na justifica da emenda, o parlamentar destaca que os recursos se destinam a “apoiar projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária, especialmente para estratégias e ações em apoio à cadeia produtiva de mandioca e derivados no Estado do Paraná. Os projetos que serão apoiados por estes recursos são: Apoio à produção e à disponibilização de material propagativo de mandioca de qualidade genética e fitossanitária; estratégias para a recuperação do solo e o aumento da competitividade e da sustentabilidade dos sistemas de produção da cultura da mandioca”.