O primeiro Congresso Internacional da Mandioca será realizado em Malanje, Angola, de 25 a 26 de junho. Participarão acadêmicos, representantes de organismos internacionais, agricultores e empresários na área de agronegócio.
Os objetivos do Congresso são a consciencialização pública sobre a importância de mandioca e o incentivo à comercialização e industrialização deste tubérculo.
A mandioca é extremamente versátil e pode ser utilizado tanto na alimentação humana como em ração para animais, ou na indústria.
O cultivo da mandioca irá proporcionar aos agricultores mais rendimento, reduzindo a pobreza enquanto mandioca entra cada vez mais na alimentação das famílias, inclusive como componente da matéria-prima de pão. O Congresso tenciona discutir a possibilidade da mandioca se tornar 30 % da matéria-prima na produção de pão.
Angola reúne boas condições para o cultivo da mandioca, sendo o terceiro país em termos de quantidade produzida (10 milhões de toneladas por ano) atrás da Nigéria e Camarões. (Da edição on line do Pravda)