A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, deve participar da solenidade de abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca, que será realizada no dia 29 de novembro, às 19 horas. Esta edição terá como tema “A mandioca na Bioeconomia Circular e Sustentável” e será realizado no formato 100% online. O Congresso terá continuidade nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.
Esta semana, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, os presidentes da Sociedade Brasileira de Mandioca (principal promotora do evento), Marcos Roberto da Silva, do Congresso, Ivo Pierin Júnior e da própria Câmara, Oswaldo Zanqueta, questionaram o representante do MAPA, Helinton José Rocha, coordenador das câmaras setoriais do Ministério, sobre a participação da ministra no evento.
Ele considerou a possibilidade como grande e pediu agilidade no encaminhamento do convite para “travar” a agenda da ministra para a data de abertura. “Certamente que a ministra quer e gosta deste contato com os produtores e se ela não estiver em viagem, muito provavelmente ela vai dar sua mensagem sim no Congresso”, disse Rocha.
Ao assinar nesta quinta-feira (28) o ofício endereçado a ministra, convidando-a para o evento, o presidente do Congresso, Pierin Júnior lembrou que a participação da ministra seria de grande importância para o setor. “Obviamente que a ministra tem os seus olhos voltados para a questão agrícola, de produção. Mas as decisões tomadas no setor primário geralmente têm impacto em toda a cadeia. Além disso é importante ter no evento uma representante do Governo Federal, principalmente agora que estamos para bater recorde de exportação de fécula de mandioca. O Governo precisa participar deste esforço, incentivar a exportação, porque toda a cadeia se beneficia, pois, a indústria vai precisar de mais matéria-prima garantindo mercado ao mandiocultor”, explicou ele.