Será realizado no próximo dia 27, quarta-feira da próxima semana, um Encontro de Mandiocultores em Terra Rica. A promoção é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB).
Segundo o gerente regional de extensão do IDR (antiga Emater) em Paranavaí, Antonio Souza dos Santos, o Encontro destina-se a mandiocultores de Terra Rica e de outras cidades da região. Segundo ele, a mandiocultura tem um peso significativo para a economia e geração de empregos em Terra Rica e cidades vizinhas. Pequenos e médios produtores se dedicam à cultura.
Durante o encontro serão debatidos o plantio direto, o manejo na cultura e os desafios da cultura da mandioca.
REDUZIR CUSTOS – Para o agroindustrial Vilmar Roders, diretor-secretário do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) e que tem sua indústria de farinha na cidade, o Encontro tem como objetivos reduzir custos de produção e aumentar a produtividade. “Este encontro é para ver se agente consegue baixas os custos de produção na hora do plantio e também aumentar a produtividade”. Para ele, as metas podem ser atingidas através do Sistema de Plantio Direto (SPD) e a adubação verde, “que está dando muito certo”.
Vilmar Roders convidou os associados do SIMP a participar do encontro na última reunião da entidade.
O agroindustrial lembra que “antigamente os produtores procuravam terras novas” para o plantio de mandioca, o que não existe mais. “Então temos que preparar a terra e usar a rotação de culturas com milho, milheto, feijão, soja e outras leguminosas para melhorar o desempenho da cultura de mandioca”, ensina.
Embora a queda do teor de amido da mandioca tenha caído muito, em consequência de condições climáticas (seca, geadas, chuvas com granizo etc) e não por descuido do produtor, Vilmar Roders diz que “este assunto (queda do teor de amido) também tem que ser conversado. Temos que preparar os produtores para aumentar a produtividade, assim todos ganham mais”, arrematou ele.
PROGRAMAÇÃO – O Encontro de Mandiocultores será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de Terra Rica (Rua Natal de Bortoli) e terá início às 13 horas.
A primeira palestra será proferida pelo pesquisador Marco Antonio Sedrez Rangel, da Embrapa. Ele vai falar sobre Plantio Direto na Cultura de Mandioca.
Na sequência, o tema será Manejo na Cultura de Mandioca e será apresentado elo pesquisador do IDR-PR Mário Takahashi.
O encontro se encerra com a participação do produtor Vitor Vendramin, que abordará as Experiências e Desafios no Plantio Direto da Mandioca.
A promoção tem o apoio do Banco do Brasil, Farinha Roders, Prefeitura de Terra Rica, Cresol, Sindicato Rural de Terra Rica, Sicredi e Cocamar.