A Cooperativa Agroindustrial C.Vale completou 59 anos na última segunda-feira (7). Com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai, possui 182 unidades de negócios, mais de 25.500 associados e mais de 13.300 funcionários.
Para celebrar a data, um ato especial foi realizado na unidade da cooperativa em São Luiz Gonzaga (RS). O evento contou com a presença do prefeito Sidney Brondani. Um ato religioso, em forma de bênção, também foi realizado no local.
A C.Vale destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, e atua na prestação de serviços, com mais de 260 profissionais que dão assistência agronômica e veterinária aos associados. Para manter os cooperados atualizados tecnologicamente, a C.Vale desenvolve cursos, palestras, treinamentos e dias de campo.
No segmento industrial, a C.Vale produz amido modificado de mandioca e rações. Neste mesmo segmento, a cooperativa mantém um complexo avícola com capacidade de abate de 600 mil frangos/dia. É o primeiro sistema de integração avícola brasileiro, em escala comercial, a utilizar processos automatizados para o controle de ambiente.
Desempenho da C.Vale em 2021:
- Produção total recebida: 4,7 milhões de toneladas;
- Número de associados: 24.633;
- Número de funcionários: 12.388;
- Faturamento: R$ 17,442 bilhões;
- Impostos e contribuições: R$ 534 milhões.
O gerente de Amidos da C.Vale, Valter de Moura Carloto foi presidente da ABAM (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca) entre 2014 e 2021.(Com informações da Rádio Missioneira)