A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados se reúne na tarde desta terça-feira, dia 11, através de videoconferência, quando serão discutis assuntos de interesse do setor. As reuniões remotas foram adotadas pelo presidente Osvaldo Zanqueta desde que começou no país a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. “Continuamos o nosso trabalho sem promover aglomerações”, diz ele.
A reunião será aberta às 14 horas com a saudação de Zanqueta e os avisos da secretaria. O primeiro tema será a apresentação sobre o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) da Mandioca: metodologia, limites e ajustes. O assunto será apresentado pelo pesquisador Maurício Coelho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O segundo tema será sobre a colheitadeira de mandioca. A Câmara criou um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do assunto. À frente do grupo, o professor Emerson Fey, da Unioeste, vai apresentar os primeiros resultados das ações do GT.
Assuntos relacionados ao mercado terão duas apresentações. A primeira será a conjuntura de mercado da cadeia produtiva de mandioca e a segunda sobre a situação atual e as perspectivas de mercados determinados pela pandemia da Covid. Sobre a conjuntura, vai falar o economista Fábio Isaías Felipe e sobre as perspectivas diante da pandemia o professor Lucílio Alves, ambos do CEPEA/USP.