Representantes das empresas filiadas a Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) se reúnem nesta sexta-feira em mais um encontro mensal da entidade. Na ocasião o pesquisador Fábio Isaías Felipe, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) vai apresentar a conjuntura do mercado da mandioca.
Este tema tem despertado a atenção do setor considerando as alterações que ocorreram no mercado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além disso, mudanças no cenário internacional, como a elevação de preços do amido pela Tailândia, maior exportador mundial de fécula, e a elevação do preço do amido de milho, se aproximando do da mandioca, estão abrindo perspectivas de novos mercados ao setor. Os números a serem apresentados pelo CEPEA podem indicar se esta perspectiva está sem consolidando.
O CEPEA é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP).
Logo após a apresentação do CEPEA, o presidente Valter de Moura Carloto abrirá as discussões sobre o mercado, apontando as tendências que cada empresa está percebendo.
No final, haverá espaço para debates de assuntos gerais de interesse da categoria.