Em ofício encaminhado à Chefia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Mandioca e Fruticultura, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), Valter de Moura Carloto, reafirmou o desejo de continuar a parceria com a instituição. No mesmo documento, manifestou “a confiança de que a cadeia produtiva da mandioca terá, em curto espaço de tempo, a mesma atenção que é dispensada à outras culturas como soja e milho, por exemplo, que estão muito à frente em tecnologia e pesquisa”.
O ofício foi para manifestar as congratulações à Embrapa Mandioca e Fruticultura, que neste mês de junho está comemorando 45 anos de “bons serviços prestados à mandiocultura e à produção de frutas”. Na missiva, Carloto assevera que “essa Unidade se constitui atualmente numa das principais parceiras da ABAM e através de seus pesquisadores têm realizado um trabalho de excelência no sentido de alavancar a cadeia produtiva da mandioca. Novas, mais resistentes e adaptadas variedades têm sido lançadas no sentido de aumentar a produtividade. Manejo de solo, controle de pragas e técnicas de plantio são outros relevantes serviços prestados por esta unidade especializada da Embrapa em Cruz das Almas (BA) e através dos pesquisadores do campus avançado de Londrina (PR) para a região centro sul”.
O presidente aproveitou o oficio de congratulações enviado ao Chefe-Geral da unidade, Alberto Duarte Vilarinhos, e reforçou: “ao mesmo tempo em que cumprimentamos a Embrapa Mandioca e Fruticultura pelo seu Jubileu de Rubi, reafirmamos o sincero desejo de aprofundar nossa parceria e manifestamos a confiança de que a cadeia produtiva da mandioca terá, em curto espaço de tempo, a mesma atenção que é dispensada à outras culturas como soja e milho, por exemplo, que estão muito à frente em tecnologia e pesquisa. Por certo, juntas, ABAM e Embrapa levarão a cultura da mandioca ao patamar que ela merece”.