Até o final de março, 20% da área de 131 mil hectares de mandioca no Paraná tinha sido colhida. A informação é de técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e foi divulgada no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 8 a 14 de abril.
O boletim aponta que “os produtores de mandioca estão, em sua maioria, no trabalho de colheita do produto” e lembra que “essa tarefa, no Paraná, é quase toda feita de forma manual. A prática é uma das razões pelas quais está havendo redução de área no Estado, visto que a mão de obra está cada vez menor”.
As chuvas e o feriado da semana passada prejudicaram a colheita. Ainda assim, os preços da raiz mantiveram sua tendência de pequenos reajustes semanais. Na semana passada, no Paraná, os preços variaram entre R$ 1,38 a R$ 1,52 o grama de amido.
Para esta semana, o mercado continua incerto, já que haverá um novo feriado na quinta-feira, dia de abril, Dia de Tiradentes.