A Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Oeste do Paraná, com sede em Marechal Cândido Rondon, acaba de lançar um aplicativo para facilitar a identificação de doenças nas lavouras de mandioca. A primeira versão traz as oito principais doenças da cultura. Além das ilustrações que facilitam a identificação, ainda há um descritivo, com o nome científico da doença, como ela ocorre e como pode ser feito o controle.
Segundo Sigmar Herpich, conselheiro técnico da ATIMOP, o App vai beneficiar técnicos de extensão e os produtores rurais. “Surgindo alguma anomalia na lavoura, o produtor vai poder comparar com as ilustrações do aplicativo e saber o que está ocorrendo”, diz. Com a identificação mais rápida, o produtor poderá tomar providências adequadas, já que o tratamento é diferenciado para cada tipo doença. “No caso de doenças viróticas ou causadas por bactérias, não tem produtos a serem aplicados. Já as fúngicas tem os fungicidas”, exemplifica ele.
Herpich alerta ainda que algumas doenças inviabilizam o uso das ramas como material propagativo.
“Esta é uma contribuição da ATIMOP para o setor. O aplicativo pode ser baixado sem custo nenhum. A iniciativa foi do pesquisador Mario Takahashi, do IDR-Paraná, e nós compramos a ideia e passamos a apoia-la”, acrescentou o conselheiro da Associação.
O aplicativo, segundo Takahashi, que foi o consultor técnico durante o desenvolvimento do App, vai evoluir. “À medida que conseguirmos mais materiais vamos ampliando o aplicativo”, diz ele. “Futuramente a intenção é que haja a possibilidade de o produtor tirar a foto da raiz, caule ou folhas, onde o sintoma estiver visível, e o sistema procurar aproximar qual seria a doença. Isto seria a próxima etapa”, complementa o pesquisador.
Para baixar o aplicativo para identificação de doenças de mandioca, o interessado deve acessar o play store do seu celular, digitar “mandioca doenças” e aparecerá um aplicativo com o ícone da ATIMOP. Por enquanto o App está disponível apenas para o sistema Android.
No aplicativo, usando o ícone da lupa serão mostradas as doenças listadas e no ícone de imagem as fotos com as plantas, raízes ou folhas com os sintomas, facilitando a identificação. Pode ser feito o caminho inverso também: começando pelas fotos, quando observar uma que se parece a doença pesquisada, basta clicar na foto que ela leva para o descritivo da doença.
O aplicativo ainda deixa um e-mail para tirar as dúvidas.