Há dez anos em funcionamento, a Tapiocaria Fundo de Quintal atrai moradores e turistas ao bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O motivo é a criatividade da dona, Carine Menezes, que prepara sua própria goma e ainda inventa variações de tapioca inspirando-se em outros pratos bem conhecidos, como temaki, sushi, pizza, lasanha, hambúrguer e rocambole. Suas receitas lhe renderam aparições em realities como o Panela de Bairro, do Bahia Meio Dia, filial da Rede Globo.
Massa de tapioca recheada e dobrada em formato de cone, o chamado temakioca vai com salmão (35 reais), camarão (30 reais), atum (25 reais) ou kani (25 reais) no interior.
Já o sushioca é feito com goma hidratada com a água de ingredientes como couve e beterraba para ganhar um toque de cor. A massa é enrolada com kani (20 reias), camarão (35 reais), atum (30 reais) ou salmão (40 reais) e depois cortada em rodelinhas para que a aparência lembre a especialidade japonesa.
Queridinha de público, a pizzaioca é mais fácil de imaginar. Trata-se de uma massa de tapioca redonda que recebe coberturas como calabresa com queijo. A versão com dois sabores rende oito fatias e custa 40 reais. O grande sucesso da casa, no entanto, é a tapioca básica, recheada de camarão, queijo de coalho e cream cheese. Sai por 25 reais. (Da revista Veja – São Paulo)