A Associação Brasileiras dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) voltará a se reunir nesta sexta-feira, dia 25, às 9 horas, através de videoconferência. Neste encontro, dois assuntos que têm sido destaque no setor entrarão em pauta. Um deles será a colheitadeira de mandioca e o outro será um fundo para financiar pesquisas no segmento, tanto no campo como na indústria.
A colheita mecanizada da mandioca é uma das principais demandas do setor. Por isso, no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados do Ministério da Agricultura, foi criado um GT (Grupo de Trabalho) para desenvolver um projeto de Colhedeira de Mandioca, que tem a coordenação do professor de Mecanização dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey, e conta com a participação de técnicos, professores e pesquisadores de diversas instituições.
O GT Colhedeira de Mandioca apresentou uma proposta de trabalho e um orçamento ainda no ano passado. A ABAM é uma das financiadoras dos trabalhos neste ano. O Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) e a Associação Técnica Industrial de Mandioca do Oeste do Paraná (ATIMOP) também participam do financiamento do projeto.
No encontro desta sexta-feira, Fey estará presente junto com outros dois membros do GT, o professor Marcos Roberto da Silva, da UFRP (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e o analista da Embrapa Instrumentação, Daniel Portioli Sampaio. Eles vão propor e discutir uma mudança no plano de trabalho previsto inicialmente.
FUNDO – O outro tema será o FDM Centro-Sul (Fundo para o Desenvolvimento da Mandioca do Centro Sul – Brasil). A necessidade de criação deste Fundo vem sendo discutida na ABAM desde o começo do ano, quando chegou a entidade o orçamento do GT Colhedeira de Mandioca, com o pedido de apoio financeiro.
A proposta é criar um fundo com a participação das indústrias e produtores, com base na mandioca comercializada, destinando um pequeno percentual para as pesquisas. O tema será discorrido pelo presidente da ABAM, Valter de Moura Carloto. O tema tem grande aceitação da categoria e nesta reunião já deverá ser proposta a criação oficial do fundo.