A Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Mato-grossense) promove nesta quarta-feira, dia 8, o 3º Dia de Campo da Mandioca. O evento será realizado na Fazenda Santa Rosa, do Grupo Kamitami. As inscrições podem ser feitas pelo site da cooperativa, http://www.copasul.coop.br/.
O Dia de Campo contemplará palestras de mercado e técnicas, que serão realizadas na parte da manhã. À tarde, a partir das 13h40, acontecerá o lançamento e demonstração da nova colheitadeira de mandioca Maná, lançado no início deste ano. Na sequência haverá uma demonstração de máquinas agrícolas na Arec Copasul.
A programação terá início às 7 horas, com café da manhã e abertura. Às 8 horas, o economista Fábio Isaias Felipe, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), instituição ligada à USP (Universidade de São Paulo) vai falar sobre o mercado da mandioca.
Entre 9h30 e 11h30 serão realizadas as palestras técnicas. Elas abordarão o manejo integrado de insetos e pragas na cultura d mandioca (pelo pesquisador da Embrapa, Rudiney Ringenberg), cultivares de mandioca da Embrapa BRS CS 01 e BRS 420 (pelo agrônomo Marco Antônio Sedrez Rangel, também pesquisador da Embrapa) e manejo de material de propagação da mandioca e apresentação da cultivar IPR Paraguainha e IPR B36 (pelo pesquisador Mario Takahashi, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR).
No período da tarde o Dia de Campo foca na mecanização agrícola, com a apresentação da colheitadeira de mandioca Maná e outros equipamentos agrícolas.