Você já ouviu falar em copos biodegradáveis? Juntamente com todas as embalagens sustentáveis, eles são uma alternativa para reduzir os danos causados pelos descartes.
Feitos de materiais naturais, eles se decompõem mais rapidamente no meio ambiente. Algumas embalagens sustentáveis podem até mesmo ser comidas. Já pensou? Seu processo de fabricação é menos danoso para o planeta também.
Neste texto, vamos esclarecer o conceito de embalagens sustentáveis e analisar como são feitos um dos dois tipos de copos biodegradáveis: o copo de fécula de mandioca. O outro tipo é o copo de fibra de coco.
O que são embalagens sustentáveis?
Antes de mais nada, vamos entender o conceito de embalagens sustentáveis. Para serem assim consideradas, elas precisam atender alguns critérios:
- Fabricação a partir de material orgânico e/ou reciclável;
- Demandam pouca energia e recursos naturais em sua produção;
- Oferecem impactos ambientais reduzidos depois do descarte.
Os produtos que usamos frequentemente consomem muitos recursos naturais para serem feitos e, muitas vezes, não pensamos nisso. A água é um desses recursos. Se você tem interesse em saber como calcular esse impacto, conheça a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.
Para as embalagens feitas de alimentos, o controle é maior. É necessária uma documentação e comprovação da qualidade dos processos produtivos mais rígida do que para embalagens em geral.
COPOS BIODEGRADÁVEIS DE MANDIOCA – As embalagens de fécula de mandioca também fazem parte da categoria de sustentáveis. Elas são compostáveis, biocompatíveis e recicláveis. Por outro lado, o custo é mais que o dobro do que se paga pelo isopor.
Elas só podem ser utilizadas para alimentos secos ou de consumo imediato. Caso contrário, em contato com umidade por muito tempo, se desmancham.
O amido é um polissacarídeo. Essa matéria-prima é obtida de diversas fontes vegetais e tem muitas possibilidades de transformação. Assim, ele pode se transformar em um biopolímero promissor para o desenvolvimento de copos biodegradáveis. O resultado é um plástico rígido que se degrada em alguns meses e que pode virar adubo orgânico.
A tecnologia para a transformação dessa matéria-prima é de uma empresa brasileira, a CBPAK Embalagens Biodegradáveis, de São Carlos (SP). Os copos biodegradáveis são produzidos por meio de um processo de termoexpansão da massa orgânica da fécula da mandioca. Logo depois, utiliza-se água e um molde como plastificante.
A fonte renovável de matéria-prima, bem como o fato de serem 100% biodegradáveis e compostáveis são grandes diferenciais. Depois de usados, podem ir para o lixo orgânico, juntamente com os restos de alimentos.
Desde já, é importante ressaltar que nem todas as embalagens de mandioca podem ser ingeridas. Isto porque elas podem levar algum tipo de impermeabilizante.
O processo de decomposição dos copos biodegradáveis e muito mais curto. Ele ocorre em um período de 60 a 180 dias, dependendo da impermeabilização, contra mais de 100 anos do isopor. (Do site da Purificadores Europa)