A Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) realiza nesta quinta-feira, dia 12, às 18h45, na sua sede, em Paranavaí, reunião ordinária mensal de sua diretoria e associados. Na pauta do encontro estão importantes assuntos de interesse dos agroindustriais.
Entre os assuntos está a apresentação dos resultados do projeto que trata das condições de lavouras, perspectivas e custos de produção de mandioca para a indústria na região centro-sul do Brasil. A apresentação será feita pelo consultor Fábio Felipe, do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o presidente da ABAM, Valter de Moura Carloto, o estudo foi encomendado pela entidade para que os associados possam planejar a operacionalização de suas fecularias e projetar as necessidades de investimento e a rentabilidade da atividade.
Outro assunto será a discussão para verificar a possibilidade de cooperação futura entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as indústrias de mandioca. Para discutir o assunto estarão em Paranavaí, o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, com sede em Cruz das Almas (BA), Alberto Duarte Vilarinhos e o chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa.
“A Embrapa é uma grande aliada da ABAM. E vamos estudar cooperações futuras com esta que é um dos principais institutos de pesquisa agropecuária do país”, reforçou Carloto.
RODADA DE NEGÓCIOS – Nesta mesma quinta-feira, só que a partir das 15 horas, a ABAM promoverá uma rodada de negócios que reunirá fabricantes de equipamentos para soluções ambientais e energéticas aplicadas às fecularias e farinheiras e empresas processadoras da raiz. A promoção será no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Parque Costa e Silva, onde está acontecendo a 49ª ExpoParanavaí.
A rodada de negócios tem o apoio institucional da ABiogás (Associação Brasileiras de Biogás e Biometano) e será realizada em parceria com a Clean Environment Brasil, que comercializa equipamentos de análise de qualidade e quantificação do biogás produzidos pela agroindústria.
Além da Clean Environment Brasil, outras empresas do setor, como a Biokohler biodigestores, a Enermac Soluções Com Energia e a Janus & Pergher já confirmaram presenças.