O site da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) passou nesta quinta-feira, dia 20, dos 25 mil acessos, desde que foi reativado, em 23 de novembro do ano passado. A média é de 115 visitantes únicos por dia e total de 400 visitas diariamente (o mesmo usuário acessa mais de uma vez ao dia).
A informação é do analista Fernando Barbosa, da Unika Digital, que desenvolveu o novo layout do site e é responsável pelo gerenciamento das plataformas digitais da ABAM. Os dados foram divulgados com base no relatório do Google Analytics, que atesta o número de visitantes e fornece outras informações.
O site, criado em 2002, foi reativado depois de vários anos sem atualização. A política da atual diretoria, liderada pelo presidente Valter de Moura Carloto, é promover a ABAM no cenário nacional e manter seus associados informados e atualizados sobre assuntos de toda a cadeia produtiva de mandioca e derivados. Por isso, foram retomadas as atividades de comunicação social da entidade. Toda vez que é postada uma nova informação no site, os associados recebem o link da matéria através de aplicativo de mensagem de celular.
TEMAS VARIADOS – Segundo Barbosa, o site registrou nestes quase nove meses cerca de 800 mil clicks, momento em que o internauta, depois de acessar o site, abre novas páginas ou mesmo clica em imagens, durante a mesma visita. Chama a atenção o tempo médio de duração das visitas ao site: 306 segundos. “São mais de cinco minutos, um dado bem acima da média de meus outros clientes”, diz o analista digital.
Também chama a atenção o fato de que aproximadamente 15% dos acessos são feitos a partir de outros países, com destaque para Estados Unidos, Índia e China; cerca de 46% do acesso são feitos por mulheres; a maioria dos acessos é de pessoas entre 25 e 44 anos; e 76% utilizam o celular para acessar à plataforma da ABAM.
Para o jornalista Jorge Roberto Pereira da Silva, que edita o site, selecionando e produzindo as notícias, um dos motivos do grande número de acessos é a diversidade dos assuntos. “Procuramos levar matérias sobre pesquisa de novas variedades, sistema de produção, mercado, tecnologia, controle de pragas e doenças, ameaças sanitárias ou econômicas, as demandas dos agroindustriais e curiosidades do setor. Mostramos no site aquilo que interessa, independente em que parte do país está acontecendo, já que a ABAM tem abrangência nacional”, diz ele
O jornalista ainda destaca que, sempre que possível, produz matérias próprias e exclusivas para o site. “Fazemos uma seleção das notícias que interessam e sempre apontamos a fonte da mesma, onde ela já foi publicada. Muitas delas fazemos a repercussão com os diretores da ABAM. E ainda usamos outras fontes, como a Embrapa, o CEPEA, o SIMP, a Câmara Setorial da Mandioca do Ministério da Agricultura, Atimop entre outras entidades”, complementa Silva.
O interesse por matérias tanto produzidas como as selecionadas no noticiário nacional é confirmado através do ranking das notícias mais lidas. A com maior número de acesso é uma de mercado, do fim do ano passado, que apontava uma alta de preço da mandioca, com 2.200 visitas. Na sequência, o lançamento de uma nova variedade com mais amido, em fevereiro deste ano, com 1.900 acessos; em janeiro, uma matéria sobre a irrigação na lavoura de mandioca, teve 1.800 acessos; as incertezas de mercado e os benefícios do consumo da mandioca foram as outras duas matérias entre as cinco mais lidas no período.