Um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), o agroindustrial Maurício Yamakawa terá uma participação especial na reunião ordinária da entidade a ser realizada nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 9h30, por videoconferência. Ele vai fazer uma retrospectiva e, principalmente, relatar como e porque aconteceu a fundação da entidade 30 anos atrás.
A participação de Yamakawa será na primeira parte da reunião, quando será realizado um ato comemorativo aos 30 anos da ABAM, completados nesta quarta-feira dia 19.
O atual presidente, Valter de Moura Carloto, também fará, na abertura, um pronunciamento especial alusivo à data. Segundo adiantou, ele fará um reconhecimento aos industriais que iniciaram a organização da entidade e parabeniza-los pelas conquistas ao longo das últimas três décadas e também abordar os desafios futuros do setor.
Para a parte comemorativa da reunião também foram convidados diversos parceiros, inclusive a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que até a manhã desta quinta-feira, dia 20, ainda não havia confirmado a participação, mas também não havia descartada a possibilidade de participação.
O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara também foi convidado e tenta ajustar sua agenda para participar. Já o deputado federal da bancada do Paraná, Filipe Barros, confirmou a presença. Ele apresentou emenda ao Orçamento Geral da União destinando R$ 400 mil à Embrapa para pesquisas de mandioca no Centro Sul do Brasil.
Devem participar, ainda, da reunião representantes do Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada (CEPEA) da USP e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de entidades co-irmãs, como o Sindicato das indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP), Associação Técnica Industrial de Mandioca do Oeste do Paraná (ATIMOP) e da Câmara setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados.
Após a parte comemorativas, os diretores e associados seguirão em reunião administrativa, com a discussão de assuntos de interesse da categoria e troca de informações sobre o mercado de raiz e fécula.