A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu nesta semana a visita de representantes do projeto Agroplateau, de desenvolvimento para o Congo – Brazzaville, ex-colônia francesa na África Equatorial. Marcus Cruz, chefe-geral da Unidade da Embrapa, juntamente com Marcelo Fernandes e Alexandre Nizio, chefes de Pesquisa e de Transferência de Tecnologia, receberam Gaëtan Nkodia Kynd, deputado do distrito de Pointe Noire e coordenador regional do projeto, acompanhado do técnico agrícola malês Malienne Sidiki e da consultora internacional de origem sergipana Graça Cardoso.
Em visita a diversos estados do Brasil por duas semanas, a missão congolesa busca articulações institucionais para cooperação internacional com foco no desenvolvimento da agricultura no país, fortemente dependente de sua produção de petróleo e que importa cerca de 95% dos alimentos que consome.
A ideia é viabilizar o intercâmbio de conhecimento e transferência de tecnologias para o avanço da produção local de raízes como a mandioca industrial, além de grãos e hortaliças, aproveitando as semelhanças climáticas e de solo entre os dois países.
“O projeto dispõe de recursos financeiros, com os quais buscamos adquirir boas variedades de mandioca no Brasil e começar a introduzir na nossa região. E além disso promover capacitações, visitas técnicas e intercâmbios para desenvolver nossos agentes agropecuários”, disse o deputado, que ressaltou a forte imagem do Brasil como país de agricultura e produção de alimentos de classe mundial.
Os chefes da Embrapa ouviram as demandas e se mostraram dispostos para a cooperação, como tem ocorrido em diversas oportunidades com países da América Latina, África e Ásia. “Os próximos passos devem ser a mobilização das embaixadas e agências de cooperação internacional dos dois países para formalização das demandas e o posterior acionamento da Embrapa para o atendimento”, destacou Fernandes. (Fonte: Embrapa)