A Embrapa Mandioca e Fruticultura está realizando um levantamento nacional para avaliar o nível de incidência da doença “couro de sapo” na cultura da mandioca. A prospecção vem sendo realizada através de formulário próprio que está no site da empresa.
“A doença pode causar perdas de até 100% na produção e se caracteriza pela presença de sulcos ou fendas nas raízes, com diminuição do diâmetro e engrossamento da película, sendo que esta fica com aspecto corticoso e de difícil desprendimento. A entrecasca fica opaca e também de difícil desprendimento. Como consequência, ocorre dificuldade no descascamento, redução da produção de amido, e do peso das raízes tuberosas e redução do seu valor comercial. A grande maioria das variedades de mandioca conhecida não apresenta sintomas na parte aérea das plantas, o que dificulta o seu diagnóstico em condições de campo”, informa a Embrapa
O questionário destinado aos agentes da cadeia produtiva de mandioca deverá ser respondido até o dia 31 deste mês. As informações serão usadas para orientar a tomada de decisões quanto à pesquisa e formulação de políticas públicas.
Para acessar ao formulário, clique aqui.