A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), através de sua unidade de Mandioca e Fruticultura, publicou uma cartilha que ajuda o produtor a identificar as principais pragas da mandioca, como insetos e ácaros que prejudicam a produção. O manual também ensina como fazer armadilhas e mostra os principais inimigos naturais usados no controle biológico dessas pragas.
O “guia para reconhecimento dos principais insetos, ácaros-praga e inimigos naturais da cultura da mandioca”, nome do documento, é assinado pelos pesquisadores Romulo da Silva Carvalho, Rudiney Ringenberg e Vanda Pietrowski.
No documento os especialistas pedem aos produtores que analisem “se o ataque (de insetos) realmente justifica a aplicação de algum produto, mesmo que alternativo. Saiba que áreas diversificadas são ecologicamente mais equilibradas. Lembramos ainda que todo inseto-praga possui seu inimigo natural e que a planta também pode suportar um determinado nível de ataque. É possível atingir o nível de equilíbrio na natureza. Para isso, evite utilizar agrotóxicos de forma indiscriminada em área total, bem como de forma preventiva”.
E deixam um lembrete: “uma planta bem nutrida e sadia dificilmente é atacada. Havendo necessidade de intervenção para o controle de um inseto-praga, procure utilizar produtos com menor efeito sobre inimigos naturais. Todo controle de insetos deve ser direcionado apenas ao foco de infestação, devendo ser seletivo aos inimigos naturais”.
SOBRE OS AUTORES – Romulo da Silva Carvalho é engenheiro-agrônomo, doutor em Biologia Genética, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas (BA).
Rudiney Ringenberg também é engenheiro-agrônomo, doutor em Entomologia e igualmente pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Vanda Pietrowski é bióloga, doutora em Entomologia, professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel (PR).
Para ter acesso gratuito à cartilha, clique aqui.