A Feira da Mandioca, que aconteceu neste sábado, dia 15 de julho, na cidade de Sangão, teve uma atração especial: o lançamento de uma nova variedade de mandioca desenvolvida pela Epagri. O evento é desenvolvido pela iniciativa privada, mas conta com o apoio da Epagri, das prefeituras de Sangão e Jaguaruna e da Associação das Indústrias Processadoras de Mandioca e Derivados de Santa Catarina (AIMSC).
A nova variedade, chamada CSC 256 Cigana, é fruto do Programa de Melhoramento Genético da Epagri e foi criada na Estação Experimental de Urussanga, no sul do Estado. Ela se destaca por ser indicada para colheita após dois ciclos, ser tolerante às principais doenças da região, ter produtividade acima da média e um rendimento industrial elevado.
O pesquisador experimental da Epagri, Alexsander Luís Moreto, foi o responsável por apresentar a CSC 256 Cigana aos participantes da feira. Ele explica que essa variedade atende a uma demanda crescente na região e que ela foi testada em municípios do sul e do Alto Vale do Itajaí. “É uma mandioca que tem tudo para se tornar uma referência no mercado”, afirma.
O CEO da Rocha Alimentos e organizador do evento, Cloudo Rocha, ressalta a importância da feira para o setor agrícola. “É uma oportunidade de trocar experiências, conhecer as novidades e se inspirar com os especialistas que estarão presentes. Queremos fortalecer a mandiocultura e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável”, declara. (Do site Notícias Cahepecó.org)