Reportagem do portal Socientifica aponta que a mandioca está entre as 10 commodities agrícolas mais produzidas no Brasil. Segundo a publicação, estas commodities têm um papel importante na economia do país, movimentando o setor do agronegócio, um dos maiores da nação. Tendo uma grande área de terra arável e de cultivo, o Brasil consegue manter sua produção em níveis altos ano após ano.
O Brasil é um dos grandes exportadores de produtos agrícolas a nível mundial, diz o texto. “Uma diferença que as commodities possuem quando comparadas a outros produtos é que elas não se diferem de país para país: algodão, açúcar, soja, laranja, qualquer país com terra cultivável é capaz de produzir tais produtos, cujo preço varia de acordo com a oferta e demanda”, explica.
“Produtos de mão-de-obra especializada, como dispositivos eletrônicos, por sua vez, variam de país para país, tendo suas próprias marcas, com valor agregado e o preço variando não apenas com a demanda e oferta, mas também com o valor atribuído pelo mercado”, acrescenta.
Estão no rol das 10 mais produzidas a cana-de-açúcar, grãos de soja, milho, leite cru de gado, mandioca, laranja, carne de galinha, arroz, carne de gado e sementes de algodão.
Sobre a mandioca, que vem em quinto lugar, o portal diz que, em 2020, a FAOSTAT indica que a produção de mandioca no Brasil alcançou 18.205.120 toneladas. No país, a produção de mandioca se concentra nas regiões do nordeste, sul e norte. Estatisticamente, o Brasil é um dos maiores produtores de mandioca no mundo.