Na semana passada as equipes Simanihot, Field Crops Zona Sul e a do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (CESEM) de Júlio de Castilhos (RS) realizaram a fenologia do experimento de consórcio de mandioca X feijão. Objetivo do projeto é avaliar o crescimento e desenvolvimento das plantas de mandioca consorciadas em diferentes arranjos de plantas durante o período pós colheita de safra de feijão comum.
A visita contou com a presença da Equipe Simanihot do Mato Grosso do Sul, e equipe Field Crops Zona Sul, que aproveitaram para trocar de experiência entre pesquisadores, extensionista e consultor.
Dias antes as equipes realizaram o plantio da segunda época de feijão (safrinha) no experimento de consórcio de mandioca X feijão. Objetivo do projeto é avaliar o crescimento e desenvolvimento das plantas de mandioca consorciadas em diferentes arranjos de plantas durante o período pós colheita de safra de feijão comum.
O programa Simanihot é um modelo matemático dinâmico baseado em processos (process – based model) que simula diversos processos ecofisiológicos da cultura da mandioca no passo de tempo de um dia. Foi desenvolvido pelo Grupo de Agrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria, para simular o crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca no estado do Rio Grande do Sul. (Com informações do portal Alcir 61)