O Paraná é o maior produtor de mandioca do Brasil para fins industriais. Suas indústrias são responsáveis por 70% de toda a produção de fécula no país. Ela ajudou o Paraná a ser, este ano, a quarta economia entre os estados brasileiros.
Por isso, causou estranheza e espanto o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Paraná que autoriza o Poder Executivo a instituir o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Paraná (FDI/PR).
Na prática, o projeto em tela significa taxar a produção agropecuária, inclusive a mandioca, uma cultura cultivada por pequenos produtores, que sofrerão grande impacto com a pretensa taxação.
A ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca) repudia veementemente esta iniciativa, que foi tomada sem qualquer discussão com o setor e vai onerar toda a cadeia produtiva de mandioca do Paraná e solicita aos responsáveis que promovam um amplo debate sobre o tema. O Brasil e o Paraná precisam estender à mão ao agronegócio e não jogar obstáculos à sua frente.
Paranavaí-PR, 22 de novembro de 2022
Paulo Lopes
– Presidente –