Depois de conduzir a última reunião deste ano da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), na noite desta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Valter de Moura Carloto, disse, em rápida entrevista, que o setor foi castigado em 2019 pela prolongada estiagem que atingiu as regiões produtoras da raiz. “Tivemos mudanças muito bruscas no mercado, em função da estiagem. A gente esperava que havia uma sobra de mandioca, mas o produtor segurou o produto”, disse ele.
Este recuo do produtor foi em razão da queda no rendimento do amido, provocado pela seca. “A estiagem fez com que o rendimento de amido, nestes últimos meses, fosse baixo. Com isso o produtor segurou a sua lavoura para melhorar o padrão de qualidade da matéria-prima dele”, esclareceu o líder classista.
A situação já está se normalizando e o setor espera que aumente a oferta de raiz no ano que vem. “Esperamos que, principalmente no primeiro semestre, (haja oferta de) muita mandioca. O segundo semestre ainda é incerto, é muito cedo para avaliar o que pode acontecer no segundo semestre”, reforçou o presidente da ABAM.
VALORIZAÇÃO
Apesar dos problemas causados pela seca, Carloto avalia que os trabalhos desenvolvidos pela entidade em 2019 “foram muito bons”, e que, a cada ano que passa, o setor vem se valorizando graças ao trabalho conjunto do industrial e do produtor da raiz.
Uma das importantes conquistas de 2019 foi o lançamento de novas variedades. “A gente tem um trabalho com a Embrapa mostrando o desenvolvimento de novas variedades. Isto é muito importante e a gente está, cada vez mais, procurando aumentar a produtividade. Fechamos novo convênio para continuar com este trabalho com a Embrapa”, disse.
Ao final da entrevista, Carloto observou que atualmente um dos principais gargalos da cadeia produtiva é a colheita, que encarece os custos de produção. “Hoje temos uma colheita semimecanizada”, diz. Informa que há empresas desenvolvendo protótipos mais completa e eficiente. “Acho que no próximo ano vai ter novidade nesta área”, avalia o dirigente da ABAM.