Foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 3 de julho, a pesquisa on-line para avaliar e analisar a situação atual do mercado brasileiro de raiz, fécula, farinha e mandioca de mesa e quais as perspectivas determinadas pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).
Embrapa Mandioca Fruticultura e Cepea são parceiros há 18 anos e esta é a segunda etapa do trabalho conjunto em relação à pandemia — a primeira produziu o relatório “Especial Coronavírus e o Agronegócio – Efeitos da covid-19 na cadeia produtiva da mandioca”, publicado em abril passado. “Todas as cadeias produtivas estão sendo impactadas pelo novo coronavírus. Entender e avaliar esses impactos pode ser uma importante arma para mitigar os efeitos dessa pandemia e desenhar cenários para aproveitar oportunidades que possam aparecer”, explica o pesquisador Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Podem participar do questionário on-line produtores, empresários, extensionistas, pesquisadores, professores, consumidores e demais agentes que atuam na cadeia produtiva da mandioca. “Busca-se, na prática, agregar e consolidar informações que posteriormente servirão para o próprio setor tomar novas decisões, além de permitir avaliações sobre possíveis políticas públicas ao setor”, afirma Lucilio Rogerio Aparecido Alves, pesquisador do Cepea para raízes e professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP.
O questionário pode ser acessado em https://forms.gle/VEie2HAATcf1sjk36. Dúvidas podem ser esclarecidas via e-mails mancepea@usp.br e cnpmf.pesquisacovid19@embrapa.br.