A proposta de reforma tributária enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional aumentará os custos e reduzirá a rentabilidade de hortaliças. É o que apontou levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O estudo, que simulou as consequências da proposta de alíquota única da PEC 45/2019, mostrou que aumentariam os custos de produção de mandioca (7,5%), alface (11,6%) e tomate (14,6%), causando queda na rentabilidade de 1.507% (mandioca), 63,1% (alface) e 147,4% (tomate).
Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira (02), pelo coordenador do grupo de trabalho sobre a Reforma Tributária do Instituto Pensar Agro (IPA), Bruno Lucchi, em reunião virtual da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura.
“O estudo da CNA alerta sobre o impacto da reforma tributária, se mal conduzida, para os produtores de hortaliças. O documento construído pelo IPA busca simplificação de processos e o não aumento da carga tributária para o agronegócio brasileiro e deve ser usado para pautar os parlamentares sobre os interesses do setor”, afirmou Lucchi. (Da edição on line da revista Globo Rural)