Reunião realizada nesta sexta-feira, dia 26, da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) confirmou a tendência de estabilização de preços da mandioca. O encontro dos industriais, realizado por videoconferência nesta manhã, confirmou o que o Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) vinha registrando há duas semanas: estabilidade de preços, que agora chega à terceira semana. A reunião desta sexta foi conjunta das duas entidades.
Contribui para esta estabilização dos preços o fim da colheita da mandioca de dois ciclos, que já provoca uma redução na oferta. Além disso, com a estabilização de preços, alguns produtores estão optando por retardar a comercialização na expectativa de que haja nos próximos dias uma valorização da raiz.
CHUVAS – De acordo com serviços meteorológicos, há previsão de chuva no próximo domingo e terça-feira na principal região produtora de mandioca do país para fins industriais, o noroeste do Paraná. A região está há mais de 20 dias sem chuva.
Diversos produtores estão com a terra pronta aguardando as chuvas para iniciar o plantio da próxima safra. Se as chuvas se confirmarem, os produtores deverão priorizar o plantio, reduzindo ainda mais o ritmo da colheita com o impacto sobre a oferta.