O Webinar “BRS Novo Horizonte: Variedade de mandioca para uso industrial do Estado da Bahia”, que seria realizado nesta quarta-feira, dia 6, foi adiado. A informação é da Assessoria de Imprensa da Embrapa Mandioca e Fruticultura, promotora do evento. O Webinar teria a participação do pesquisador Eder de Oliveira, da Embrapa e do agrônomo Manoel de Oliveira, da Podium Alimentos. Uma nova data será marcada para o evento, devendo acontecer no começo do próximo ano.
A variedade tem até 33% de amido extraível, índice superior ao das variedades usadas no mercado, cujo melhor desempenho alcança até 28%. O resultado é uma produtividade de 8,66 toneladas de amido por hectare, bem superior à obtida por outras variedades.
Outra vantagem é a casca de cor clara, facilitando a extração de amido sem traços escuros, o que aumenta a qualidade do produto para a indústria de alimentos que utiliza o amido nativo, como a indústria de fécula para tapioca. O elevado teor de matéria seca nas raízes, aproximadamente 36,98%, também aumenta a eficiência industrial na extração de amido, o que permite o uso na fabricação de fécula, amido modificado, tapioca, farinha, polvilhos doce e azedo.