O economista Fábio Isaías Felipe, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP), vai participar da próxima reunião da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), na sexta-feira desta semana, dia 27. Embora previsto inicialmente para ser presencial, este encontro ainda será por videoconferência e será realizado a partir das 9 horas, conforme convite assinado pelo presidente Valter de Moura Carloto.
Fábio Felipe vai fazer uma apresentação sobre a conjuntura e perspectiva para o mercado de mandioca e derivados. Uma das preocupações do setor é com referência a uma eventual falta de matéria-prima a partir do ano que vem. Há informações de que poderá haver uma redução na área plantada de mandioca, o que pode comprometer o fornecimento de raiz em 2022.
Porém, desde que começaram a surgir os rumores sobre a eventual escassez da mandioca não foi feito nenhum levantamento sobre o assunto. Agora, a pesquisa do CEPEA deve jogar luz sobre o tema, facilitando a tomada de decisões dos agroindustriais.
Na parte de assuntos gerais, o presidente Carloto deve anunciar como estão os trabalhos relativos ao Fundo de Desenvolvimento da Mandioca (FDM), cuja criação foi autorizada pelos associados da ABAM e do SIMP (Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná), que deverão ser os gestores dos recursos que serão destinados prioritariamente às pesquisas do setor.